We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Segunda Viagem

by Duplex Longa

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

  • Full Digital Discography

    Get all 86 ANTI-DEMOS-CRACIA releases available on Bandcamp and save 10%.

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality downloads of Nuclear Activism, Retrospectiva, Les yeux qui s’ouvrent, Love Until Death, The Spectral World of The Joy of Nature, 351, Intentos, 35 pequenas sonatas para violino solo, and 78 more. , and , .

    Purchasable with gift card

      €9 EUR or more (10% OFF)

     

  • Limited Edition Compact Disc
    Compact Disc (CD) + Digital Album

    CD digisleeve com booklet de 12 páginas.
    Edição limitada de 60 exemplares

    Includes unlimited streaming of Segunda Viagem via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.

    Sold Out

1.
1939-1945 03:12
2.
Europa 1940 04:38
3.
4.
5.
6.
Malhangalene 03:24
7.
8.
9.
Fado 04:38
10.
Macau 01:44
11.
12.
13.
14.
Mar 07:20
15.
16.
17.
18.
Nacala 02:43
19.

about

ANTI-DEMOS-CRACIA
ADC105DEZ2022
Edição: 60 exemplares
Formato: CD Digisleeve + booklet de 12 páginas
Design: Carlos Paes

...........................


Passou um vendaval por aqui

Passagem da década de 1980 para a de 90. Na esteira do boom do pop-rock português, o melhor que ouvimos aconteceu na segunda linha – ou até na terceira. Foi entre os “independentes” (sem contratos com as majors) e os “alternativos” (apresentando-se em lugares mais esconsos e pouco mais podendo, em muitos casos, do que editar em cassete) que os projectos mais interessantes surgiram, porque inovadores e inventivos, por vezes das maneiras mais inesperadas. Se os Nihil Aut Mors, por exemplo, cantavam em Latim, os Duplex Longa levaram a música clássica, a experimentação e o multiculturalismo (já então Mário Resende e Carlos Paes recusavam a designação “músicas do mundo”) para o domínio da canção. No caso deles, da canção instrumental, ou pelo menos “cantada” não por uma voz, mas por um violino. Da canção avant-pop, acrescentemos.

Tiveram impacto, mas não ganharam fama. Não subiram muito na hierarquia do comercialismo, aquela tão artificialmente filtrada pela indústria tuga da música. A imprensa musical e a demais deram, no entanto, por eles, e os Duplex Longa quase ganhavam os seus plenos favores. Mas já se sabe... houve o percalço de uma concorrência entre jornais. Um ia dar-lhes capa, mas uma entrevista a outra publicação que lhe era rival fez com que fossem castigados. Ficaram sem capa. Que caminho poderia ter feito o duo se essa capa se tivesse somado aos vídeos do programa televisivo Pop-Off, várias vezes repetidos pela RTP? Lançaram um CD, “Forças Ocultas”, que foi passado em algumas rádios, e deram um punhado de concertos, sempre esgotados ou perto disso, com públicos esfuziantes e surpreendidos com as suas fórmulas pouquíssimo comuns. Depois, o deslumbramento da comunicação social desvaneceu-se e os convites para tocarem ao vivo foram rareando, até se verem obrigados a darem a aventura por terminada. O capitalismo musical também teve nos Duplex Longa uma vítima, entre as muitas que deixou pelo caminho. É assim, foi sempre assim, esperemos que deixe de ser um dia. É doloroso assistir a mortes injustas como esta.

Neste álbum que junta gravações de ensaios e outras realizadas ao vivo (num, na altura, muito comentado concerto no Instituto Franco-Português), só duas faixas correspondem ao conteúdo de “Forças Ocultas”, uma em versão live e outra antes de chegar à forma com que surge nesse disco. O resto do alinhamento junta temas que apenas foram tocados diante do público ou que se mantiveram inéditos durante todo este tempo. Sim, o factor tempo marcou a sua sonoridade, datou-a, mas aquilo que os Duplex Longa nos ofereceram continua ainda hoje a ser causa de admiração, e daí este CD que os lembra e homenageia. As contas com a história desta dupla e dos seus fãs não estariam saldadas sem que finalmente um novo disco os incluísse e documentasse. Está feito, agora oiçam, porque vale muito a pena lembrar este vendaval (por vezes doce brisa) que passou pela música que por cá se vai criando.

Rui Eduardo Paes, ensaísta e crítico de música
Setembro, 2022


...........................


Apoios:
Sinfonias de Aço (Rádio Barcelos)
Santos da Casa (Rádio Universidade de Coimbra)

...........................

credits

released December 15, 2022

license

all rights reserved

tags

about

ANTI-DEMOS-CRACIA Portugal

ANTI-DEMOS-CRACIA, surgiu em 1988 com o objectivo de registar em cassete as deambulações sonoras do projecto industrial VARPLES PRAVLES.
Com essa edição, surgiram então outras de projectos com uma estética e sonoridade mais alternativas.
Houve uma paragem em 1994 e em 2008, um novo impulso surgiu e que origina o regresso às edições, em formato físico e também na vertente digital.
... more

contact / help

Contact ANTI-DEMOS-CRACIA

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Segunda Viagem, you may also like: